A Ordem dos Contabilistas Certificados, no âmbito das suas competências e visando a criação de melhores condições para o exercício da profissão de contabilista certificado, disponibiliza uma nova ferramenta para auxiliar os profissionais a determinar o valor do rendimento tributável dos sujeitos passivos da categoria B enquadrados no regime simplificado, segundo as regras a vigorar em 2018.


No seguimento dos simuladores de cálculo do pagamento especial por conta (PEC), pagamentos por conta de IRC e pagamentos adicionais por conta, apresentamos agora o simulador do regime simplificado da categoria B de IRS, de acordo com as alterações legislativas introduzidas com a Lei do Orçamento do Estado para 2018 ao art.º 31.º do CIRS.


O objetivo deste simulador é tornar mais percetíveis tais alterações, nomeadamente por comparação com o resultado que seria obtido se fossem aplicáveis as regras vigentes em 2017.


Lembramos que a opção para alterar o regime de tributação da categoria B, vigente em 2018, para os sujeitos passivos que cumpram as regras de inclusão no regime simplificado, decorre até ao final de março deste ano.


A utilização deste simulador não dispensa a consulta das normas na fundamentação e determinação das condições específicas aplicáveis a cada sujeito passivo, nomeadamente a verificação dos requisitos legais.


A Ordem não se responsabiliza por valores incorretos apurados, resultantes de erros na introdução de dados ou interpretação das normas aplicáveis.


O simulador

https://www.occ.pt/pt/simulador_irs_simplificado/